16ABR2014

1 em cada 10 adolescentes que usa maconha no Brasil é dependente


Evento: Debate Legalização da maconha: você é contra ou a favor?
Data: 12 de abril (sábado)
Horário: 10h às 12h
Local: Auditório do CRMMG - Rua Timbiras, 1200 - Centro/BH


Apesar de se arrastar há anos, o polêmico tema da legalização da maconha chegou em 2014 em Brasília. A proposta surgiu de uma iniciativa popular, que somou mais de 20 mil assinaturas na internet. A proposta de legalizar a droga para o uso recreativo, medicinal e industrial pode virar projeto de lei.

O senador Cristóvão Buarque (PDT), relator da proposta, vai ouvir usuários, líderes religiosos, cientistas políticos, filósofos, antropólogos, entre outras categorias, para estruturar a proposta. Em dezembro, o senado do Uruguai aprovou um projeto que regula a produção e a venda de maconha no país, medida inédita na América do Sul.

PESQUISA
Dados de 2012, do II LENAD (Levantamento Nacional de Álcool e Drogas), realizado pelo INPAD (Instituto Nacional de Ciências e Tecnologia para Políticas Públicas do Álcool e outras Drogas), em 149 municípios brasileiros, revelam que cerca de 40% dos adultos usuários de maconha são dependentes.

A pesquisa revela ainda que mais de 8 milhões de pessoas já usaram a droga e 1,3 milhões de pessoas são dependentes dela. Ou seja, um em cada dez adolescentes que usa maconha é dependente. Quanto à idade de experimentação, mais da metade dos usuários experimentaram a droga antes dos 18 anos.

O estudo também traz números a respeito da legalização da droga, revelando que 75% da população brasileira (111 milhões de pessoas) é contra a legalização. A opinião a favor engloba 11% (16,3 milhões).

Outros dados do II LENAD:


DEBATE
A maconha causa dependência? Como a droga age no sistema nervoso central? Quantas pessoas no Brasil se beneficiarão com a liberação? Quais interesses econômicos e políticos podem estar por trás deste debate do legaliza ou não?
Estas são algumas perguntas que a Associação Acadêmica de Psiquiatria de Minas Gerais (AAPMG), com o apoio da Associação Mineira de Psiquiatria (AMP), tentará responder com a realização do debate LEGALIZA??O DA MACONHA: VOC? ? CONTRA OU A FAVOR? O evento será realizado no dia 12 de abril (sábado), no auditório do CRMMG, de 10h às 12h, e contará com a presença dos debatedores:

Antônio Geraldo da Silva - Presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP)
Frederico Garcia - Coordenador do Centro Regional de Referência em Drogas da UFMG
Aloísio Andrade - Presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas
Valdir Campos - Especialista em Dependência Química

Mais informações
Andressa Santos - assessora de imprensa da AMP
(31) 3463-4381 / (31) 9693-9611
andressa@fazitocomunicacao.com.br



Própria - 07/04/2014

Rua Tupis, 38, sala 1006, Centro, CEP 30190-901, Belo Horizonte, MG, Tel: (31) 3463-4381