12ABR2012

XIII Congresso Mineiro de Pediatria reúne especialistas de todo o Brasil em Belo Horizonte

Realizado a cada dois anos, o Congresso Mineiro de Pediatria acontece, em 2012, no Ouro Minas Palace Hotel, em Belo Horizonte. Com o tema "Pediatria: da puericultura à urgência", o evento acontece entre os dias 21 e 25 de abril, e oferece para os pediatras oportunidade de atualização científica e de reencontro com colegas de todo o país. Segundo a presidente do congresso, a vice-presidente da Sociedade Mineira de Pediatria (SMP) Raquel Pitchon, os temas e os palestrantes foram escolhidos criteriosamente. "O temário foi definido com cuidado para o pediatra clínico em suas diferentes áreas de atuação, e temos a missão de oferecer aos participantes uma oportunidade de atualização científica com profissionais de notório saber em cada tema", afirma ela. Na oportunidade acontece, também, o IV Fórum da Academia Mineira de Pediatria, nos dias 23 e 24 de abril, com participação aberta ao público em geral.

Uma realização da Sociedade Mineira de Pediatria, com o apoio da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o Congresso Mineiro contará com Luciano Amedeé Peret como presidente da Comissão Científica, além de Maria do Carmo de Melo como secretária geral e de José Sabino de Oliveira como presidente de honra. A programação acontece em sala única, com conferências, mesas redondas seguidas por colóquio, apresentação de temas livres precedida por miniconferência e pôsteres comentados por comissões.

Segundo Raquel Pitchon, foram mais de 260 temas livres inscritos, o que reflete o comprometimento dos pediatras para com a produção e atualização científica. "Esse grande número de inscrições de temas livres reafirma o envolvimento profissional dos especialistas, em uma época em que sofremos com as baixas remunerações e indiferença dos gestores públicos e da saúde privada em relação à causa pediátrica", desabafa ela.

Ainda de acordo com a presidente do evento, o congresso na capital mineira oferece para os participantes oportunidade de reencontro com os colegas, boa gastronomia e turismo. "Belo Horizonte e as cidades de seu entorno possuem muita riqueza, e uma beleza que conta parte da história da nossa gente", afirma Raquel Pitchon.

O evento é aberto aos sócios da SMP, não sócios, acadêmicos e outros profissionais que atuem diretamente no atendimento à criança e ao adolescente. Ainda há como fazer inscrição no site www.mineiroped2012.com.br até o dia 13 de abril, ou pessoalmente no dia e local do congresso. Os valores e outras informações estão disponíveis no portal, ou pelo telefone (41) 3022-1247.

A grade científica do congresso conta com três conferências magnas, nove miniconferências, três mesas redondas de três temas e seis de quatro temas.

Confira os temas, presidentes e palestrantes das conferências principais*:


* A programação completa está disponível no site www.smp.org.br.

IV Fórum da Academia Mineira de Pediatria

Além do Congresso Mineiro de Pediatria, o Ouro Minas Palace Hotel também será palco do IV Fórum da Academia Mineira de Pediatria, nos dias 23 e 24 de abril. Para esta edição do evento, foram escolhidos três temas para discussão: "Idade penal da criança e do adolescente", que será debatido das 9h30 às 12h30 do dia 23; "Formação de recursos humanos para assistência integral à criança", assunto escolhido para ser discutido entre 14h30 e 17h30, também da segunda-feira; e "Cuidados paliativos e home care", tema do encontro que acontece das 9h30 às 12h30 do dia 24, terça-feira.

Segundo o presidente da Academia Mineira de Pediatria, José Sabino de Oliveira, os temas foram escolhidos por sua importância e atualidade. "A questão da idade penal está em pauta e não podíamos deixar de discuti-la. Também vamos abordar a formação dos profissionais da equipe de saúde que cuida das crianças, que muitas vezes não recebem treinamento específico. Além disso, existe a discussão sobre os cuidados paliativos em pediatria, ou seja, quando é ou não indicado o prolongamento da vida de uma criança doente", afirmou ele.

Cada debate contará com quatro profissionais qualificados para falar sobre o tema em questão, além de um coordenador e um moderador. O evento é aberto ao público em geral, e as inscrições podem ser feitas através dos telefones (31)3224-0857 e (41)3022-1247. Mais informações também podem ser obtidas nesses números.



VFazitto - 12/04/2012

Rua Tupis, 38, sala 1006, Centro, CEP 30190-901, Belo Horizonte, MG, Tel: (31) 3463-4381