12ABR2012

Inauguração do Centro de Treinamento da Sociedade Mineira de Pediatria movimenta especialistas nesta quinta-feira

O Centro de Treinamento da SMP será inaugurado no dia 12 de janeiro, próxima quinta-feira, às 19h30, com a presença do presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, Eduardo da Silva Vaz. São 150 metros quadrados de área, localizados no bairro Santa Efigênia, próximo à área hospitalar de Belo Horizonte. O Centro reúne tecnologias de última geração, e tem capacidade total para 82 pessoas. "A construção do Centro de Treinamento significa inicialmente um investimento na valorização de um importante patrimônio da SMP, mas tem o objetivo primordial de criar um espaço próprio para a realização de eventos voltados para a educação continuada dos pediatras", declara Paulo Poggiali, presidente da Sociedade Mineira de Pediatria.

O projeto do Centro de Treinamento visou aspectos tecnológicos e ecológicos, sem deixar de valorizar o conforto, a praticidade, a manutenção e os custos. Ele ocupa um andar inteiro, e tem um auditório para 55 pessoas e cinco salas, sendo uma de briefing e outras com flexibilidade de uso. Os espaços têm divisórias articuladas acústicas, para absorver e isolar a passagem de som de um lado ao outro, e podem ser transformados em duas salas para 16 pessoas, cada um. Além disso, foram instalados sistemas de vídeo, áudio e internet de última geração, com telões e uma televisão de LED de 55 polegadas, com possibilidade de uso e gravação simultâneos.

Auditório

No auditório, cada uma das poltronas tem pontos com tomadas e acesso à internet, além de revestimento em material que retarda a propagação de chamas em caso de incêndio. O tecido, que também reveste as cadeiras de todas as salas, tem toque macio e microperfurações, que permitem a passagem do ar e o processo de transpiração.

As cadeiras das cinco salas também são 100% recicláveis, com flexão de encosto, que proporciona mobilidade de postura para uso de prancheta. Como quatro das salas são multiuso, as cadeiras são empilháveis e possuem carrinhos para facilitar o deslocamento, e as mesas são basculantes e têm rodízios. Todos os ambientes são climatizados, com cortinas que bloqueiam os raios ultravioleta e limitam a radiação, permitindo a passagem de luz natural e possibilitando economia de energia.

Cursos de Reanimação Neonatal, PALS e BLS

O espaço será utilizado para promover a educação continuada dos pediatras, com cursos como o de Reanimação Neonatal, Suporte de Vida Avançado em Pediatria (PALS) e Suporte Básico de Vida (BLS), além das jornadas e dos simpósios promovidos pelos Comitês Científicos da SMP, entre outros. A área também poderá ser alugada para realização de eventos científicos ou similares, promovidos por outras sociedades ou organizações profissionais, e o valor será revertido para a SMP.

De acordo com o presidente da SMP, Paulo Poggiali, serão inúmeros os benefícios que o Centro de Treinamento oferecerá aos associados. "Além da oportunidade de participação em maior número de eventos científicos, com conforto e benefício do uso de todo o recurso tecnológico que será disponibilizado, o Centro de Treinamento poderá contribuir, de alguma forma, para a autoestima do associado, que verá sua instituição forte e atuante em prol do pediatra mineiro" declarou ele.

O diretor de patrimônio da SMP, Carlos Magno Guerra Lage, disse que a pediatria terá uma nova fase a partir da construção do Centro de Treinamento. "Ele fica em uma área nobre, será uma infraestrutura de apoio importantíssima para a Sociedade", disse. "A inauguração do Centro de Treinamento da SMP significará um reforço nesta bela trajetória da pediatria mineira", completou Paulo Poggiali.



VFazitto - 12/04/2012

Rua Tupis, 38, sala 1006, Centro, CEP 30190-901, Belo Horizonte, MG, Tel: (31) 3463-4381