14FEV2011

A import√Ęncia da Otoplastia ‚?? cirurgia da orelha

A orelha √© uma das partes do corpo humano que poder√° trazer o estigma familiar: ‚??O filho tem a orelha do pai‚?Ě! Muitas vezes a "orelha em abano" √© encontrada em v√°rios membros da fam√≠lia e constitui uma identifica√ß√£o negativa, principalmente na inf√Ęncia, trazendo como consequ√™ncia marcas profundas no comportamento da crian√ßa.

A apessoa que nasce com esse problema torna-se o centro das atra√ß√Ķes e alvo de piadas entre amigos e familiares. Muitos crescem e convivem bem com o problema.Outros, no entanto, ficam traumautizados, tornando-se adultos t√≠midos e com baixa altoestima. Nesses casos, os cirurgi√Ķes pl√°sicos sugerem que seja realizada a otoplastia, nome t√©cnico da cirurgia da orelha, que corrige altera√ß√Ķes anat√īmicas, posicionando-as melhor em rela√ß√£o √†s faces.

Perguntas Frequentes


Existe uma idade ideal para fazer a cirurgia de correção do abano?

Sim. O procedimento ideal deve ser realizado entre dos 5 aos 7 anos, período em que a orelha já está totalmente formada, com tamanho quase igual ao daquela do adulto. Além do mais, por se tratar de um período pré-escolar, nessa fase começam os problemas de ordem psicológica.


Como é realizada a cirurgia?

√? feita uma incis√£o atr√°s da orelha (no sulco entre ela e a cabe√ßa) cerca de 3 a 4 cm. Em seguida, √© feito o descolamento e rota√ß√£o da concha auricular, fixando-a por pontos mais pr√≥ximos da cabe√ßa.


A cirurgia de orelha deixa cicatrizes?

A cicatriz dessa cirurgia √© praticamente invis√≠vel, por localizar-se atr√°s da orelha. Al√©m do mais, como se trata de regi√£o de pele muito fina, a pr√≥pria cicatriz tende a ficar quase impercept√≠vel, mesmo em algumas t√©cnicas que utilizam pequenas incis√Ķes na face anterior.


Qual é o tipo de anestesia utilizada?
Em crianças, anestesia geral. Em adultos, anestesia local com ou sem sedação (a critério do cirurgião).


Qual é o período de internação?

Meio período a um dia, dependendo do tipo de anestesia e idade do(a) paciente.


Quanto tempo demora o ato cir√ļrgico?

Geralmente, em torno de 60 a 90 minutos. Entretanto, o tempo de ato cir√ļrgico n√£o deve ser confundido com o tempo de perman√™ncia do paciente no ambiente de Centro Cir√ļrgico, pois a perman√™ncia envolve tamb√©m o per√≠odo de prepara√ß√£o anest√©sica e recupera√ß√£o p√≥s-operat√≥ria.

Há perigo nessa operação?

Os riscos são pequenos e são minimizados ainda mais com um pré-operatório bem feito.


Há dor no pós-operatório?

Certo inc√īmodo poder√° ocorrer no p√≥s-operat√≥rio. Essa intercorr√™ncia √© poss√≠vel de ser combatida com analg√©sicos comuns.


Como é o curativo?

Faz-se a proteção da cicatriz com curativos pequenos. Protege-se a orelha (principalmente em crianças), nos primeiros dias, com uma faixa, a fim de evitar traumatismos locais. Em alguns casos, recomenda-se o uso das faixas tipo "ballet"ou "tenis".


Quando s√£o retirados os pontos? H√° dor?

Em torno do oitavo dia. A retirada dos pontos n√£o causa dor.


Em quanto tempo se atinge o resultado definitivo?

Assim que se retira o curativo já teremos em torno de 80% do resultado almejado. Após 12 semanas, o resultado será definitivo.


Não há risco de voltar o problema após a cirurgia?

Desde que devidamente conduzida a cirurgia, o resultado será definitivo. Convém salientar que uma leve assimetria poderá ocorrer. Mesmo as pessoas não operadas e que tenham orelhas normais não apresentam simetria absoluta.

Qual é a contra-indicação?

N√£o h√° contra-indica√ß√Ķes

Como manter o resultado?
Poucos cuidados s√£o necess√°rios. Entre eles, ficar atento a traumas locais e evitar sol e altera√ß√Ķes de temperatura por quatro meses. O acompanhamento m√©dico deve ser mensal durante tr√™s meses para que o cirurgi√£o possa acompanhar o processo de cicatriza√ß√£o.

Em quanto tempo é possível notar o resultado?
Ao terminar a operação, a paciente se olha no espelho e percebe a correção obtida, mesmo com o inchaço. Assim que se retira o curativo, já se tem 80% do efeito almejado. Após seis semanas, o resultado será definitivo.


Recomenda√ß√Ķes sobre a cirurgia de orelha em abano

* Pré-operatórias

- Comunicar seu m√©dico at√© a v√©spera da cirurgia, em caso de gripe, infec√ß√Ķes, etc;
- Obedecer ao horário estabelecido para internação;
- Manter-se em jejum por um período de 8 a 12 horas antes;
- Lavar os cabelos na véspera;
- Se você tiver cabelos compridos, não deverão ser cortados e sim mantidos sem cortar até um período após à cirurgia. Isto ajuda a disfarçar o curativo, nos primeiros dias.

* Pós-operatório

- Evitar sol, altera√ß√Ķes de temperatura e traumatismos locais por um per√≠odo de quaro meses;
- Comparecer ao consultório para controle pós-operatório, nos dias indicados pela enfermeira;
- Obedecer à prescrição médica;
- Poderá retornar às atividades escolares ou profissionais 4 a 5 dias após a cirurgia;
- Alimentação livre, a partir do segundo dia, principalmente à base de proteínas (carnes, leite, ovos) e vitaminas (frutas).

Mais informa√ß√Ķes:
VFazitto Comunicação


Própria - 14/02/2011

Rua Tupis, 38, sala 1006, Centro, CEP 30190-901, Belo Horizonte, MG, Tel: (31) 3463-4381