NOTÍCIAS

23NOV2018

Dezembro Laranja, mês de prevenção do câncer da pele, chega ao 5º ano com mutirão de atendimento nacional em 1º de dezembro





Um país com menos casos de câncer da pele é meta alcançável, e a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) está comprometida em reduzir a incidência da doença e sua mortalidade. A conscientização pública é uma das formas de reduzir o número de casos. Para isso, pelo quinto ano consecutivo, a SBD realiza a campanha #DezembroLaranja, iniciativa apoiada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB), para alertar a população sobre prevenção, diagnóstico e acesso ao tratamento da doença no Brasil. Neste ano, a campanha dá continuidade ao tema “Se exponha, mas não se queime”, cativando o interesse da população ao fazer um trocadilho entre a exposição solar e a exposição nas redes sociais.

A primeira ação que assume maior relevância na campanha #DezembroLaranja ocorrerá no dia 1º de dezembro, quando cerca de quatro mil médicos dermatologistas voluntários somarão forças para a prestação de atendimento e esclarecimento quanto à importância de adotar medidas preventivas. Os atendimentos serão realizados gratuitamente em 132 postos em diversos estados. Em Minas Gerais, serão 14 postos de atendimento em 12 cidades (veja abaixo) e a responsabilidade da campanha no estado é da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Minas Gerais (SBD-MG).

Desde 1999, o mutirão já beneficiou mais de 594 mil brasileiros, e nesta 20ª Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele da SBD, a previsão é de que 30 mil pessoas sejam atendidas.

De dezembro deste ano a março de 2019, ou seja, durante todo o verão, serão promovidas ações e atividades de informação na internet, ruas, praias e parques. As recomendações básicas da SBD incluem a adoção de medidas fotoprotetoras, como evitar os horários de maior incidência solar (das 10h às 16h); utilizar chapéus de abas largas, óculos de sol com proteção UV e roupas que cubram boa parte do corpo; procurar locais de sombra, bem como manter uma boa hidratação corporal. A sociedade médica também orienta para o uso diário de protetor solar com fator de proteção de no mínimo 30, que deve ser reaplicado a intervalos de duas a três horas, ou após longos períodos de imersão na água.

Casos no Brasil

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 30% de todos os tumores malignos do Brasil correspondem ao câncer da pele. Para o biênio 2018/2019, a estimativa é de 165.580 mil novos casos de câncer da pele não melanoma. Um dado novo desse período é que, em relação à última estimativa do Inca (2016/2017), a doença acometerá mais homens (85.170 mil) do que mulheres (80.410 mil). Outra notícia é sobre a estimativa de novas ocorrências de câncer da pele não melanoma ter diminuído em 10 mil casos de um biênio para o outro.

Em 2018, a SBD conta com parcerias de órgãos públicos, instituições de saúde e empresas, para trabalhar em colaboração e superar desafios a fim de reverter o número de casos da doença no país. A sociedade civil também está convidada a participar da campanha. Algumas sugestões para quem quiser aderir são: divulgar o mutirão de atendimento para diagnóstico e prevenção do câncer da pele que acontece em todo o Brasil no dia 1º de dezembro; usar laços ou fitas laranjas; e publicar as #DezembroLaranja e #verãolaranja nas redes sociais.

Assim como em outros anos, pessoas reconhecidas em suas áreas de atuação participarão do movimento, vestindo a cor laranja. Monumentos nacionais também serão iluminados com a cor símbolo da campanha.

Para mais informações sobre o #DezembroLaranja, acesse: www.dezembrolaranja.com.br.


SERVIÇO
MUTIRÃO DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DA PELE
DIA: 1/12, DAS 9H ÀS 15H, EM DIVERSOS POSTOS DE ATENDIMENTO NO PAÍS
PARA SABER OS LOCAIS: WWW.SBD.ORG.BR/CONTROLEOSOL


Sobre o Câncer da Pele

O câncer da pele é provocado pelo crescimento anormal das células que compõem a pele. Existem diferentes tipos de câncer da pele que podem se manifestar de formas distintas, sendo os mais comuns denominados carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular – chamados de câncer não melanoma – e que apresentam altos percentuais de cura se diagnosticados e tratados precocemente. Um terceiro tipo, o melanoma, apesar de não ser o tipo de câncer da pele mais incidente, é o mais agressivo e poten¬cialmente letal. Quando descoberto no início, a doença tem mais de 90% de chance de cura.

Em todos os tipos, a exposição excessiva e sem proteção ao sol é a principal causa de câncer da pele. O câncer da pele pode se manifestar como uma pinta ou mancha, geralmente acastanhada ou enegre¬cida; como uma pápula ou nódulo avermelhado, cor da pele e perolado (brilhoso); ou como uma ferida que não cicatriza.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia orienta que as pessoas se examinem com periodicidade, consultando um dermatologista em caso de suspeita. Também é importante que se examine familiares, pois muitas vezes os cânceres podem aparecer em regiões que não é possível ver sozinho. Ao se expor ao sol, é importante que as áreas descobertas estejam protegidas, mesmo em dias frios e nublados.

A SBD também lembra que a melhor forma de evitar a doença é a prevenção! Vale reforçar que nem o autoexame, nem a calculadora de risco, substituem a consulta ao dermatologista da Instituição. Encontre um dermatologista associado à SBD em: http://www.sbd.org.br/.

Sobre a Sociedade Brasileira de Dermatologia

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é a única instituição reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) como representante dos dermatologistas no Brasil. É a maior entidade dermatológica da América Latina e a quarta maior do mundo, com mais de 9.400 associados. Está presente em 23 estados brasileiros por intermédio de suas Regionais, bem como em 85 hospitais universitários credenciados à instituição.

Locais de atendimento em Minas Gerais:

• Belo Horizonte:

Hospital das Clínicas da UFMG:
Ambulatório de Dermatologia do Hospital das Clínicas da UFMG - Alameda Álvaro Celso, 55 – B. Santa Efigênia
Contato para o público: (31) 3409-9560

Santa Casa de Belo Horizonte:
Centro de Especialidades Médicas - Rua Domingos Vieira, 416 – B. Santa Efigênia
Contato para o público: (31) 3238-8079

• Juiz de Fora

Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora
Serviço de Dermatologia – R. Eugênio Nascimento, s/nº - B. Dom Bosco
Contato para o público: (32) 3231-2731

Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário e Maternidade Therezinha de Jesus – Faculdade Suprema
Rua Dr. Dirceu de Andrade, 33 – B. São Mateus
Contato para o público: (32) 3231-2731
• Alfenas

Ambulatório Dr. Plínio do Prado Coutinho
Praça Dr. Fausto Monteiro, 347 - Centro
Contato para o público: (35) 3698-2214

• Barbacena

Faculdade de Medicina de Barbacena
Centro de Especialidades Multiprofissionais (CEM) - Av. Pereira Teixeira, s/n – B. Ibiapaba
Contato para o público: (32) 3333-4121

• Curvelo

Hospital Imaculada Conceição
Av. dos Timbiras, 590 – B. Tibira
Contato para o público: (38) 3729-1211

• Divinópolis

Ambulatório da Associação do Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas - ACCCOM
Rua Topázio, 500 – B. Niterói
Contato para o público: (37) 3512-1500

• Itajubá

Faculdade de Medicina de Itajubá
Av. Renno Júnior, 369 – B. São Vicente
Contato para o público: (35) 3629-8700


• Montes Claros

Núcleo de Atenção à Saúde e de Práticas Profissionalizantes (NASPP)
R. Porto Seguro, 4 – B. Ibituruna
Contato para o público: (38) 3212-2642


• Patos de Minas

Associação Médica Regional de Patos de Minas
Centro Clínico Universitário – Av. Marabá, 901 – B. Alto Caiçaras
Contato para o público: (34) 3822-9836


• Uberaba

Serviço de Dermatologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Ambulatório de Especialidades do Hospital de Clínicas da UFTM - Av. Getúlio Guaritá, 331 – B. Abadia
Contato para o público: (34) 3318-5643


• Uberlândia

Serviço de Dermatologia da Universidade Federal de Uberlândia - Ambulatório Amélio Marques
Hospital das Clínicas da UFU - Avenida Pará, 1720 - Campus Umuarama
Contato para o público: (34) 3218-2386


• Viçosa

Consórcio Intermunicipal de Saúde - CISMIV
R. José dos Santos, 120 – B. Centro
Contato para o público: (31) 3899-4488


Assessoria de Imprensa da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Minas Gerais (SBD-MG)
Ana Fazito – Fazito Comunicação
31 3463-4381 // 98808-3503



SBD, SBD/MG e Fazito Comunicação - 23/11/2018

Rua Tupis, 38, sala 2112, Centro, CEP 30190-901, Belo Horizonte, MG, Tel: (31) 3463-4381