NOTÍCIAS

21NOV2018

De ouvidos atentos: o crescimento do podcast no Brasil




Depois de falarmos sobre a origem do podcast e a sua importância para o marketing de conteúdo, agora chegou o momento de apresentar dados e características do podcast no país e o perfil dos brasileiros que acompanham essa mídia

O podcast tem se revelado uma mídia com grande potencial de desenvolvimento no país. Veja como o podcast se adapta ao contexto brasileiro:




NO FONE
Quem?

84,1% dos ouvintes brasileiros são do sexo masculino.
56,6% têm entre 25 e 39 anos.
22,1% trabalham na área de tecnologia.
55,4% moram na região Sudeste do país.
51,1% ouvem episódios diariamente.
62% ouvem apenas podcasts nacionais.
63,5% já compraram um serviço ou produto anunciado/divulgado nessa mídia.

Por quê?

37,1% começaram a ouvir por recomendações de amigos.
75,3% acompanham por causa da qualidade e diversidade de conteúdo.
74,6% gostam da liberdade para ouvir a qualquer hora e lugar.

Para quê?

87,7% entretenimento
80,7% aprendizado
79,9% informações

Como?

92,1% via smartphones
27% site ou aplicativo

Quando?

79% locomoção
68% realização de tarefas domésticas
46% prática de exercícios físicos

Quanto?

46,7% acompanham 5 ou mais podcasts.
67,7% ouvem em média 2 ou mais horas por dia.
91,7% ouvem o episódio completo.

O quê?

65% – humor
64,5% – séries, cinema e TV
62,7% – cultura pop
52,6% – História
52,3% – Ciências

NO MICROFONE

Características
73,5% dos podcasts são gravados na casa dos produtores, com uso de poucos equipamentos.
81,6% têm a participação de mais de uma pessoa.
32% publicam episódios semanalmente.
72,8% duram mais de 30 minutos.
21,2% têm em média mais de 1.000 downloads por episódio em um mês.

Podcasts mais ouvidos

Nerdcast
Não Ouvo
Mamilos
Anticast
Gugacast

Para ouvir: digital de tudo

O Digital de Tudo é o podcast da Jovem Pan, feito sob medida para os habitantes da sociedade digital. Entre os temas abordados, podemos encontrar tecnologia, sociedade, negócios e cultura. Novos episódios disponíveis toda terça-feira. Escuta lá: http://bit.ly/digitaldetudo.

Conclusão

Os podcasts estão ganhando cada vez mais penetração no Brasil. Assim, seu uso nas estratégias de marketing traz perspectivas de crescimento no futuro.

Portal Comunique-se.com.br - 21/11/2018

Rua Tupis, 38, sala 2112, Centro, CEP 30190-901, Belo Horizonte, MG, Tel: (31) 3463-4381